Projeto ARISS
Radioamadorismo na Escola
hobby, investigação e experimentação
Estação Espacial ISS
Observação a olho nú da Estação ISS
A Estação Espacial Internacional (Internacional Sapace Station - ISS) é um laboratório espacial que gravita em torno da Terra em órbitas baixas (350km a 425 km) o que possibilita ser vista a olho nú. Viaja a uma velocidade de aproximadamente 27.600Km/h, cerca de 16 órbitas/dia. A estação é tripulada e leva a bordo equipamentos de radiocomunicações de amador permitindo desta forma a comunicação entre radioamadores e astronautas. No colégio existe uma estação rádio que monitoriza periodicamente a sua passagem. Se tiveres curiosidade aparece no Clube da Robótica e combina com os professores uma "escuta rádio". Publicamos aqui as passagens da ISS com visibilidade a partir do nosso ponto geográfico. Às horas previstas e com o céu pouco nublado olha no sentido W/E, ou seja, começa a olhar na direção do mar para terra e se vires um ponto luminoso (luz branca sem cintilação) a deslocar-se W/E terás o teu "contacto visual" com a ISS!
Previsão das passagens, visíveis a olho nú, sobre Lisboa
Fonte: NASA
ARISS Europe ARISS Portugal CSA ESA NASA
Réception d'un contact en phonie de l'ISS avec un collège portugais à Almada
Atividades preparatórias para o contacto rádio com a ISS
Hello Expedition 58!
Escola Portuguesa estabeleceu contacto rádio com a Estação Espacial Internacional ISS
Os alunos do Colégio Campo de Flores, com o apoio da Rede de Emissores Portugueses - REP, vão estabeleceram contacto rádio com astronautas da ISS.
Este evento visou contactar, via rádio, o astronauta David St-Jacques KG5FYI (elemento da expedição 58 da ISS) via rádio no dia 2 de fevereiro de 2019, sábado.
O evento consistiu em: 20 alunos, um de cada vez, fazerem uma pergunta sobre o tema “Espaço” ao astronauta David St-Jacques. Estas questões foram colocadas e respondidas num período de aproximadamente 20 minutos.
O meio de comunicação foi feito a partir de uma estação terrestre satélite instalada no Colégio Campo de Flores com o apoio do grupo de trabalho da REP-ARISS (Rede de Emissores Portugueses).
O objetivo principal deste tipo de eventos é motivar o interesse da comunidade educativa (pais, alunos e professores) pela exploração aeroespacial bem como o radioamadorismo.
Preparação do contacto rádio com a Estação Espacial Internacional
O Colégio Campo de Flores em parceria técnica com a REP-ARISS e orientação do Mentor Gianpietro Ferrario, IZ2GOJ (Staff da ARISS Europe) está na fase de preparação de um contacto rádio oficial com a tripulação da estação ISS - Internacional Space Station. O astronauta com quem os nossos alunos irão contactar é David St-Jacques KG5FYI.
A janela de oportunidade para o contacto rádio com a tripulação da ISS já foi atribuída pela ARISS Europe e está prevista para o período compreendido entre 28 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2019. A data do evento será brevemente divulgada.
Participação dos alunos com 4 anos de idade no Projeto ARISS!
Participação da disciplina de Inglês no Projeto ARISS com uma turma de alunos do 4º Ano de escolaridade.
Língua de Camões no Espaço!
O Astronauta Marcos Pontes foi o primeiro cidadão brasileiro a participar numa missão espacial a bordo da ISS em 2006. O primeiro representante da Língua de Camões no espaço!
Piloto de caças da Força Aérea Brasileira, com a patente de Tenente Coronel, pilotou diversas aeronaves entre as quais F-15, F-16, F-18 e MIG-29. Foi também piloto instrutor de missões Ground Attack e Attacks Advanced Air Controlling e também piloto de testes. Como Flight Safety Officer teve 14 anos em investigação de acidentes aeronauticos. Tem mais de 1.900 horas de voo realizadas em diversos tipos de aviões.
A sua formação académica na área de engenharia foi iniciada, em 1984, como Bacharel em Engenharia Aeronautica e em 1998 atingiu o grau de Mestre em Engenharia de Sistemas na Naval Postgraduate School, Monterey, Califórnia. (In NASA).
O Astronauta Marcos Pontes é radioamador e tem o indicativo PY0AEB.
UMA QUINTA-FEIRA ESPACIAL!
Foi no dia 19 de abril, no Colégio Campo de Flores por volta das 13H05 locais, que com o rádio sintonizado, alguns alunos do 12°ano da disciplina de Aplicações Informáticas começaram a ouvir uns ruídos. Estes revelaram rapidamente ser vozes de astronautas a bordo da Internacional Space Station (ISS) a responder, em direto, a uma série de questões previamente escritas por alunos de uma escola no Reino Unido: King’s High School, Warwick, UK (Ricky Arnold).
Num total de 18 perguntas, feitas e respondidas em inglês, muito descobrimos, nomeadamente, que os astronautas têm muitas saudades de respirar ar puro, de passear e do cheiro das árvores e da natureza, e quando interrogados relativamente ao que mais tinham saudades de comer, responderam que sentem falta de um geladinho, de bolachas e de um belo bife. Também referiram que a vida no espaço não é fácil e que a amplitude térmica que se faz sentir, por exemplo, em Marte é enorme, registando tanto temperaturas muito elevadas, como muito baixas.
No final deixaram uma mensagem muito importante, reforçando a importância da resiliência na nossa vida e alertando para a importância dos estudos para o sucesso.
É de salientar que esta comunicação foi feita tanto no âmbito da disciplina de Aplicações informáticas, como no âmbito do projeto ARISS que está a ser desenvolvido com alguns alunos do Colégio.
Para concluir, esta foi uma quinta-feira única e muito especial ou espacial, diria. E se esta foi assim, mal posso esperar para sermos mesmo nós a comunicar diretamente com eles, os astronautas da ISS.
Margarida Velado, aluna do 12° ano
PROJETO ARISS atividades preparatórias para a comunicação com a ISS
Projeto ARISS no Colégio Campo de Flores
A comunidade educativa do Colégio Campo de Flores, preparada para comunicar com a tripulação da ISS!
Contacto rádio na banda de amador com a Estação Internacional ISS