Atividades do Clube

Atividades do Clube

 

Atividades Previstas para o Ano Letivo de 2022-2023

 

  • - Aulas para os alunos inscritos no clube às terças-feiras.
  • - Colaboração no plano curricular do Colégio.
  • - Organização de atividades no âmbito da robótica e automatismos.
  • - Monitorização rádio e seguimento de satélites na banda de amador.
  • - Participação nas atividades promovidas pelo Ministério da Educação/Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas no âmbito dos CPR - Clubes de Programação e Robótica.
  • - Preparação dos alunos para participação no RoboParty e CanSat. 

 

 

Atividades Realizadas 

 

 Participação no Projeto Aeroespacial CANSAT 

CanSat

Alunos do 12º Ano, disciplina de Aplicações Informáticas B e membros do Clube da Robótica do Colégio Campo de Flores, integrados nas equipas de Robótica da EPA - Escola Profissional de Almada, participaram na Final Nacional do concurso do Projeto Aeroespacial Europeu CANSAT, promovido pela ESA - Agência Espacial Europeia. O concurso teve lugar no aeródromo da Praia de Santa Cruz em Torres Vedras.

 

 

 

Workshop sobre Robótica Educacional com a T&T

 

 

 

Workshop sobre Robótica Educacional

 

 

Aconteceu, no Auditório do Colégio, um workshop sobre a robótica nas escolas direcionado para os alunos do colégio. Convidámos dois engenheiros especialistas da t-t (Talents & Treasures) que nos demonstraram o funcionamento dos robôs em ambientes de labirinto e formas de os programar. Neste workshop foi ainda possível ver o entusiasmo com que os nossos alunos, membros do clube, monstraram os seus protótipos por eles construídos e programados. A plateia atenta, depois de uma manhã bem passada na praia, mereceu o nosso aplauso!

O futuro passou por aqui!

 

 

 

Colégio Campo de Flores no Projeto EMOTE

Projeto Europeu EMOTE 

Alunos do Clube da Robótica e Automatismos do Colégio Campo de Flores participam no projeto europeu EMOTE – EmbOdied-perceptive Tutors for Empathy-based learning que em Portugal é liderado pela equipa da Professora Doutora Ana Paiva do Instituto Superior Técnico.

O projeto EMOTE enquadra-se numa área de investigação atualmente conhecida como computação afetiva que estuda a criação de tecnologias e sistemas com os quais as pessoas se conseguem relacionar de uma forma natural e humana.

A utilização desta tecnologia nas escolas pode vir a ter um impacto importante para motivar e auxiliar professores e alunos nos processos inerentes ao ensino e aprendizagem.

 

 

Semana "Há Luz no Conhecimento" - Inteligência Artificial com o IST

 Humanos, robôs e inteligência artificial: ficção ou realidade?

 

A tecnologia está em tudo o que fazemos e é uma parte integrante da nossa vida. No entanto, a tecnologia robótica e a inteligência artificial ainda são áreas cheias de mitos. Afinal o que é verdade e o que é mentira? O que é a inteligência artificial e como é que os robôs a usam? A Dr.ª Patrícia Oliveira e o Engenheiro Tiago Ribeiro são investigadores do INESC-ID e Instituto Superior Técnico, GAIPS, que trabalham na área de robôs para a educação irão responder a estas perguntas numa palestra que se irá realizar no dia 20 de Março, pelas 9:45h, no Auditório do Colégio e no âmbito da Semana "Há Luz no Conhecimento".

O Clube da Robótica e Automatismos do Colégio Campo de Flores, agradece à equipa de investigação liderada pela Prof. Drª. Ana Paiva e aos seus Investigadores a pronta resposta ao nosso convite.

José Fernandes 

 

Como é que um robô-professor poderia ser?

 

O Instituto Superior Técnico e o Colégio Campo de Flores estiveram a pensar sobre isto.

Ou melhor, estiveram a desenhar!

Alunos da turma do Clube de Robótica, liderada pelo professor José Fernandes, em conjunto com a Prof. Dra. Ana Paiva e a investigadora Patrícia Alves Oliveira do GAIPS, grupo de investigação do Instituto Superior Técnico, estiveram a desenhar um robô-professor.

Estes desenhos servirão para informar os designers de robôs como é que os principais usuários (os alunos) querem que um robô seja.

Desta forma, no futuro, poderemos ver tecnologias construídas a partir das maravilhosas ideias dos nossos alunos.

Falou-se de que tamanho deve o robô-tutor ter, de que materiais deve ser constituído, as cores que lhe ficam melhor, entre outras coisas.

Digam lá: quem melhor para saber como é que um robô-professor deve ser, senão os próprios alunos?

Patrícia Alves Oliveira, Investigadora do IST

 

 

 

EMA - Estação Meteorológica Automática do Campo de Flores

Fomos notícia!

Parabéns a todos os alunos envolvidos neste projeto.

 

 

Processing Workshop @ Colégio Campo de Flores

Workshop sobre Linguagem de Programação Processing

Alunos do 12º ano do Colégio Campo de Flores, estiveram envolvidos numa experiência de formação em Linguagens de Programação, baseada numa estrutura de processamento de gráficos  e foram notícia pelo seu desempenho!