Programação e Robótica

Programação e Robótica

A Robótica na Escola 

A Robótica na educação é um meio para a aprendizagem, com ela potenciamos a criatividade, o raciocínio lógico, a organização e o trabalho colaborativo. Aprende-se a lidar com os sucessos e insucessos e a valorizar o trabalho em equipa. O estudo da robótica ajuda-nos a entender os limites da tecnologia e apura-nos a técnica para implementar os projetos.

Iniciámos um percurso que nos permite percorrer os caminhos da mecânica, eletrónica, automatismos, informática e programação. A necessidade de programar surge na sequência da operação com os automatismos e da utilização da informática. Iniciamos com a linguagem visual Scratch (Scratch Junior para o 1º Ciclo) que nos permite a passagem gradual para a linguagem S4A que é utilizada na programação dos kits de Arduino com aplicação na automação e robótica. Posteriormente entramos no mundo da programação em Arduino que nos permite o desenvolvimento de circuitos eletrónicos de maior complexidade.

Paralelamente a estas linguagens utilizamos a linguagem HTML para realizar ensaios nas página Web do clube.

Alunos numa fase mais adiantada programam em Pascal (introdução à Algoritmia) e linguagem C no mundo das aplicações informáticas por se tratar de uma linguagem estruturada, imperativa, procedual e padronizada ISO.

Esta é a justificação para que aqui de forma muito sucinta se abordem estas linguagens de programação. 

 

 

Ambiente de trabalho no Clube: projeta-se, programa-se e executa-se!

 

A Robótica no Mundo 

São inúmeras as aplicações da robótica. Os robôs estão presentes em todos os setores da atividade humana, contribuindo para a autonomia e bem-estar do ser humano. Cada vez mais próximos das capacidades motoras e inteligência humanas.